Mad Max é um filme australiano de ficção científica com elementos de ação e perseguições. É uma produção de 1979 dirigida por George Miller com Mel Gibson no papel do personagem principal. O filme foca na história de Max “Mad” Rockatansky (Gibson), um policial rodoviário que faz parte de uma força tática chamada MFP (Main Force Patrol) em uma ponto remoto da Austrália decadente infestada por uma gangue de perigosos motociclistas.

Só foi lançado na América do Norte em 1980, e ainda mais tarde na Europa. Mad Max tornou-se um sucesso de bilheteria e crítica, e foi creditado para uma maior abertura no exterior para produções australianas como Gallipoli e Crocodile Dundee. O filme também foi notável por ser um dos primeiros filmes australianos a ser filmado com uma lente widescreen anamórfica.

Sinopse
A Lei e Ordem da Austrália começam, nas intermináveis estradas, torna-se quase nula, onde gangues de motociclistas tomam conta das estradas, aterrorizando as estradas e os pequenos vilarejos por onde passam, com crimes de estupro, roubo, homicídios. Uma dessas gangues tem um de seus membros morto devido à uma perseguição pela MFP, “Nightrider”, dirigindo um carro, furtado da MFP, especial de perseguição envenenado (Holden Monaro). Embora inicialmente ele consiga escapar de seus perseguidores novatos, o melhor em perseguição, o oficial Max Rockatansky, tenta interceptá-lo, envolvendo Nightrider em uma perseguição altamente perigosa em altíssima velocidade, que resulta na morte de Nightrider e sua acompanhante em um violento acidente.

Teve três sequências, Mad Max 2: The Road Warrior em 1981, Mad Max Beyond Thunderdome em 1985 e o quarto filme, Mad Max: Fury Road, que conta com Tom Hardy como Max, lançado em 15 de maio de 2015.

Elenco
Mel Gibson: Max Rockatansky, patrulheiro da Polícia Central
Joanne Samuel: Jessie Rockatansky
David Bracks: Mudguts
Steve Bisley: Jim Goose, patrulheiro da Polícia Central
Tim Burns: Johnny o Garoto
Mathew Constantine: Toddler
Roger Ward: Capitão MFP Fred “Fifi” McPhee
Lisa Aldenhoven: Enfermeira

Prêmios

Austrália Australian Film Institute

Melhor edição: 1979[4]
Melhor som: 1979
Melhor trilha sonora: Brian May (não confundir com o guitarrista da banda Queen) – 1979

França Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz

Prêmio Especial do Júri: 1980